MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESTADO MARXISTA




Marx e Engels desenvolveram uma concepção de Estado que foge da linha do pensamento dominante de sua época e, inclusive, de Hegel, grande influência dos autores. Para Marx o Estado não é o ideal de moral ou de razão, mas uma força externa da sociedade que se põe acima dela não para conciliar interesse, mas para garantir a dominação de uma classe por outro e a manutenção da propriedade.
Marx, ao perceber que o Estado é um aparelho de dominação de uma classe por outra, percebe também que a revolução armada para a construção do socialismo é uma forma passageira de Estado, mas segundo ele é um Estado que já não é mais Estado, pois não só inverte a relação de domínio como cria as bases para seu próprio fim. Esse é o Estado Operário. Marx e Engels defendem, no entanto, esse Estado apenas para triunfar sobre o adversário, para acabar com a divisão da sociedade em classes.

Um comentário:

udolfojackell disse...

Titanium Price Per Pound | Titi Global
Titi urban titanium metallic Global, thunder titanium lights a leading provider 2017 ford fusion energi titanium of premium titanium chain and titanium apple watch band fully integrated solutions, produces high-quality products. Titi, a leading provider of