MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2009

O mundo dos Patriarcas

mundo dos patriarcas tem sido por ponto focal do intensivo estudo das recentes décadas. Novos descobrimentos iluminaram as narrações bíblicas, ao subministrar um extenso conhecimento das culturas contemporâneas do Próximo Oriente.
Geograficamente, o mundo dos patriarcas está identificado como o do Crescente Fértil. Estendendo-se para o norte desde o Golfo Pérsico, ao longo das correntes do Tigre e do Éufrates e suas bacias, e depois para o sudoeste através do Canaã para o fértil Nilo e seu vale, esta zona foi o berço das civilizações pré-históricas. Quando os patriarcas surgem na cena, no segundo milênio a.C., as culturas da Mesopotâmia e o Egito já ostentavam de um passado milenar. Com Canaã como o centro geográfico dos começos de uma nação, o relato do Gênesis está inter-relacionado com o ambiente de duas precoces civilizações que começam com Abraão na Mesopotâmia e terminam com José no Egito (Gn 12 – 50).

O mundo dos patriarcas
Os começos da história coincidem com o desenvolvimento da escritura no Egito e na Mesopotâmia (por volta de 3500-3000 a.C.). os descobrimentos arqueológicos nos proporcionaram uma perspectiva que diz respeito às culturas que prevaleceram durante o primeiro milênio a.C. o período 4000-3000 a.C., ou a chamada idade Calcolitica, está usualmente considerado como civilização com escassez de materiais escritos. As cidades estratificadas de tais tempos indicam a existência de uma sociedade organizada. Conseqüentemente, o quarto milênio a.C., que revela a primeira criação de grandes edifícios, estabelece os limites da história em termos aceitáveis para o historiador. O que se conhece das civilizações precedentes é denominado, com freqüência, como pré-histórico.


 
Samuel J. Schultz "Historia de Israel no Antigo testamento"


Nenhum comentário: