MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Analisando a primeira carta de Paulo aos Coríntios


Principais problemas encontrados na igreja
   
1.1 Divisão e partidarismo: na igreja de Corinto havia grupos venerando as principais personagens carismática do cristianismo (1 Co 3.4, 11.18, 19), a admiração era tão grande que a obra desses apóstolos que serviram de base para o partidarismo, estava sendo deturbada e ameaçada, pois nenhum dos apóstolos participaram desse inicio de divisão na cristandade, suas pregações e mensagens atraia o olhar e atenção dos membros da igreja, Apolo era eloquente e persuadia multidões, Paulo era mais profundo na doutrina, Pedro chamava atenção pelo zelo pela tradição judaica, embora não se tenha informação que ele tenha passado por Corinto, mas tinha os do partido de Cristo, maioria e que segundo alguns comentaristas de forte influência gnóstica, e Paulo é categórico em afirmar que essas divisões promoveriam problemas espirituais se não agissem conforme a sua doutrina.
1.2 Soberba intelectual (1 Co 12.6,7):
Por se tratar de uma cidade cosmopolita, nos domínios geográficos dos gregos, e importante província romana do oriente, havia escolas filosóficas por toda parte, herança deixada pelo helenismo e continuada pelos romanos, e havia esse orgulho e prazer pelo conhecimento filosófico por parte dos moradores da cidade e membros da igreja (1 Co 1.22, 2. 6,7). E isso era levado tanto a serio que passou a ser parte integrante para a doutrina da salvação cristã, e Paulo deixou claro que a filosofia era insuficiente para prover a salvação e que somente o evangelho era capaz de salvar o homem e leva-lo além do conhecimento filosófico. Será que não vemos isso atualmente em nossas igrejas?
1.3 Imoralidade dentro da igreja (1 Co 6. 1-3):
Conforme prosseguimos na leitura da carta encontramos outro problema gravíssimo, pois havia um membro da igreja envolvido com um incesto, mas como super espirituais fechavam-lhes os olhos para as mais terríveis grosserias, pois achavam que esse tipo de pecado não influenciava em nada sua espiritualidade e tinha com normal tal atitude, Paulo condena categoricamente tais atitudes dentro da igreja e manda excluir o membro incestuoso da igreja, até ele se arrepender de suas ações e está apto a voltar a sua condição de cristão salvo.
1.4 Julgamentos e problemas internos não resolvidos:
Estava acontecendo que todo problema que acontecia dentro da igreja e entre seus membros era posto perante as autoridades jurídicas civis, promovendo a degradação da imagem da igreja e da pregação do evangelho na cidade, pois eles não estavam dando exemplo de cristãos, e Paulo não mede as palavras para dizer que isso era errado e usando como argumento que a igreja irá julgar o mundo e os anjos.
1.5 A resposta acerca do casamento (1 Co 7):
Paulo instrui acerca do casamento e dos direitos conjugais e aconselha aos jovens a opção do celibato, e sobre a conversão de pessoas casadas com não cristãos.
1.6 Acerca a idolatria (1 Co 8):
Paulo irá tratar de sanar as duvidas da igreja sobre questões rituais e sobre idolatria, sobre as carnes compradas nos mercados que eram oferecidas aos ídolos, convites a banquetes etc.
1.7 O problema do uso do véu na igreja (1 Co 11.5):
Paulo fala do papel do homem e da mulher na adoração, vale salientar e acordo com seu contexto é um situação local e não abrangente como alguns querem que seja como mencionei acima a cidade de Corinto era importante província romana e grande centro de peregrinação portuária do mundo para adoração de Afrodite e outras divindade pagãs, e o templo de Afrodite com suas sacerdotisas cultuais, promovendo verdadeiras orgias atraia peregrinos e alavancava a economia da cidade com sua prostituição sagrada, onde as sacerdotisas tinham suas cabeças raspadas para identifica-las, e como vemos no capitulo 11, as sacerdotisas começaram a se converterem e participarem da igreja e como não tinham cabelos usava um véu que fazia distinção entre elas e as sacerdotisas de Afrodite, o véu funcionava apenas como o símbolo de sujeição, mas também como meio de não escandalizar a igreja, devido a conversão das prostitutas de Afrodite como mencionei acima.
1.8 Problemas com a Ceia do Senhor ( 1 Co 11.20-22):
Havia uma confusão tremenda na festa do amor Ágape, como era conhecida a ceia do Senhor pelos primitivos cristãos, divisões, banquestes e descriminação social, tudo isso acontecia na Ceia do Senhor. E Paulo instrui acerca da verdade ceia do Senhor, e adverte que quem participar indignamente da Ceia do Senhor, participará para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Elson Cassiano







(Baseado na Apostilha Cartas Paulinas Geraldo Margela ESTEADEB 2003)


Nenhum comentário: