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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Por condições de trabalho melhores para os professores


Ao analisar a nossa pesquisa e a dos demais colegas podemos contrastar as realidades público/privado das instituições de ensino em nossa região. Nossa analise grande parte dos problemas enfrentados pelas instituições de ensino publico na nossa região é de cunho politico/estrutural, a falta de estrutura, de matérias de apoio didático, a falta de uma politica de capacitação e valorização dos profissionais de ensino, a falta de motivação pelos baixos salários, os professores enfrentam diariamente a realidade social de seus alunos, seus dramas e seus desequilíbrios. O professor além de ser professor tem que ser um psicólogo, sociólogo, um pai, mas do que nunca nessa sociedade desenfreada, as atribuições legada aos professores são além das suas normais atribuições de ensino. Levando-se em conta todos os fatores negativos levantados acima, a profissão de professor no Brasil é na minha ótica uma verdadeira paixão desse profissional vocacionado, com as nossas pesquisas podemos observar que ano após ano nada muda, até mesmo em alguns casos tem havido uma regressão nesse desenvolvimento escolar. Os problemas estruturais são bastante notórios, acrescentam-se as politicas publicam defasadas, somando com a desigualdade social gerada pelo desemprego e pelas politicas econômicas e tributarias, fazendo com que o pobre continue mais pobre e o rico mais rico. Esses desequilíbrios meche com a estrutura família que consequentemente altera o nível de desenvolvimento cultural dos alunos, pois eles trazem seus problemas diários para dentro da sala de aula, gerando conflitos com outros colegas e com os professores. Problemas de violência, tráfico de drogas já entraram nas estatísticas não somente das delegacias, mas também nas instituições de ensino, sem falar na falta de preparo de um órgão vital que deveria fazer seu papel designado pela constituição de apoiar a escola na formação da criança e do adolescente, esse órgão público não funciona, virou mais um jogo politico, a mercês da luta pelo emprego e dos políticos municipais ao qual subordinam os tais conselheiros. A falta de planejamento do governo, o ensino público decadente, ambientes que são mais aglomerados de pessoas do que uma escola, não pode querer um desenvolvimento tantos dos profissionais da grade de ensino da escola, quanto dos seus alunos, falta espaços, materiais, livros didáticos, carteiras para os alunos sentarem, segurança, pois os traficantes estão nos portões das escolas aliciando crianças e adolescentes, fora roubos e brigas, e em alguns casos foram mencionadas falta de higiene básica para o funcionamento da escola, onde estão os órgãos de fiscalização? Ficam nas repartições sentados consumindo o dinheiro dos impostos que pagamos, e fazendo de conta que não estão vendo nada. Essa realidade do sistema de ensino brasileiro é maquiada pelos governantes nos programas de governos apresentados em toda eleição, nas propagandas passadas em horário nobre nos principais canais de televisão nacionais, mas quando se meche na lama começa a fedentina. Não dar para fechar os olhos e sermos patriotas de copa em copa, não nos orgulhamos da miséria social maquiada por programas sociais que tampam um buraco, mas aparecem outros maiores, é como diz o ditado popular: Não se pode tampar o sol com uma peneira. Existem mais problemas de comunicação e relação entre professores e alunos, as novas tecnologias que prejudicam o rendimento escolar etc. Sem educação não há desenvolvimento, o país quer ser bem visto lá fora, mas olhando para dentro de si ainda falta muito para chegar ao rotulo de primeiro mundo, se é que isso vá acontecer algum dia, pois nesse ponto sou totalmente cético.
O outro contraste que mencionei ao qual foi pouco estudado pelos nossos colegas, é as instituições de ensino privado, com uma estruturação física e didática mais adequada aos padrões elitistas, vem produzindo desde os primórdios mentes brilhantes e profissionais gabaritados. Suas metodologias de ensino e seus profissionais mais gabaritados, com maior reconhecimento, melhores salários ajudam nas motivações de sempre está querendo se aperfeiçoar. Com megas estruturas e um corpo docente excelente, essa escola privada é o retrato da desigualdade em nosso país. Uma escola de boa qualidade, com profissionais bem qualificados, e uma estrutura física adequada é privilegio para poucos. O governo não está preocupado com as massas, mas nas suas próprias ganancias por poder e dinheiro. A escola privada é um sucesso, pois tem um duplo dispositivo de logística profissional/estrutural, sem falar num publico alvo desse sistema bem consciente e vem preparado de casa para assumir futuros cargos de elite, claro que existem exceções, mas é quase sempre assim que funciona. Falta ao governo uma consciência de desenvolvimento, ao vermos os países de primeiro mundo, vai usar essa nomenclatura, pois apesar de não ser mais aceita pela geopolítica, acho mais claro para exemplificar o que quero dizer, nesses países a educação de seus cidadãos é prioridade do governo, ao qual investe em estruturas e em capacitação profissional de seus professores, e a produção cientifica nesses países são extraordinárias, gerando para o país riquezas e desenvolvimento em todos os campos da ciência, o governo brasileiro ainda não viu isso ou passa despercebido por eles.
ELSON CASSIANO

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