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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Homem Moderno e Renascentista

À medida que o homem conhece novos mundos, o homem descobria a si mesmo, e essa busca se deu por vários fatores, uma volta aos ideais clássicos da antiguidade greco-romana. A valorização da cultura, do individualismo, racionalismo, formando assim uma nova mentalidade, agora com o homem no centro do mundo e das preocupações humanas, o chamado antropocentrismo que substituiu o teocentrismo da igreja. Essas são as características do humanismo citadas acima ao qual iremos expor com mais propriedade adiante. O humanismo interagiu com o renascimento de diversas maneiras, na vida urbana, onde se difundiam os conhecimentos oriundos dos clássicos preservados pela igreja e de novas produções de conhecimentos nas chamadas academias, o antigo foi transformado pelo moderno, então renascimento está associado ao humanismo, o interesse crescente entre os académicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura europeia. O homem agora como centro, tudo era feito a medida do homem, para seu bem-estar e valorização.  No individualismo o homem tem a capacidade para escolher e decidir por si próprio, pensar por si próprio passando a se valorizar e acreditar em suas potencialidades. Como foi dito acima o humanismo se propôs a uma volta ao classicismo pelo gosto à cultura clássica, línguas gregas e latim, filosofia, arte e literatura, pelos valores clássicos principalmente aqueles que valorizavam o homem. Outra característica sem duvida foi o naturalismo, essa valorização do estudo da natureza física e humana em todos seus aspectos, como também o experiencialismo pela própria necessidade de se comprovar as indagações valorizando o aspecto pratico do conhecimento. E criou o espirito critico onde o homem passa a pensar por si mesmo e passa questionar a sociedade e o mundo que o cerca. Então os renascentistas assimilaram esses conceitos e conhecimentos e fizeram uma verdadeira revolução cultural e procedente para a formação do mundo moderno.

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