MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2011

O teatro de rua de Janduís é tema de monografia no curso de história da UERN


O teatro de rua de Janduís é tema de monografia no curso de história da UERN, trata-se do projeto de conclusão de curso do jovem Wallace Rodrigo, vejam abaixo as palavras de satisfação do jovem ao falar do seu trabalho.


Estive realizando nos últimos meses a pesquisa para a minha monografia que abordou a história do Teatro de Rua em Janduís/RN. Foi um trabalho que exigiu a colaboração de muitos, a principal fonte utilizada foi a oral, mas passei alguns meses também no arquivo da prefeitura municipal e analisando fotografias e documentos de arquivos particulares do município. A monografia tem como título "O TEATRO DE RUA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL JANDUIENSE - DÉCADAS DE 1980 E 1990".

    Depois deste longo trabalho de pesquisa histórica sobre este movimento artístico e cultural tão importante para o nosso povo janduiense venho agradecer a todos que colaboraram de forma direta ou indireta com a pesquisa. Em breve pretendo reunir os grupos de teatro de rua de Janduís para discutirmos e fazermos uma reflexão sobre os elementos da história do Teatro de Rua em Janduís que abordo na monografia. Pretendo também dar continuidade a esta pesquisa, sendo esta monografia portanto o primeiro passo na direção da busca de reconstrução histórica desse movimento cultural da cidade de Janduís.

    A monografia encontra-se organizada em 3 capítulos, no 1º abordo a história do desenvolvimento do teatro de rua desde os primórdios da humanidade ate a contemporaneidade passando pela sua origem no Brasil. No 2º capítulo abordo mais especificamente a história deste movimento artístico-cultural na cidade de Janduís, tendo como recorte cronológico as décadas de 1980 e 1990, analisando os principais aspectos sócio-culturais do movimento na cidade. E no 3º abordo a influência do Teatro de Rua na construção da identidade cultural janduiense e os possíveis elementos que levaram a uma decadência deste movimento no fim da década de 1990.

    Fica aqui meus agradecimentos a todos que colaboraram com a pesquisa, espero poder dar continuidade a este trabalho historiográfico, contribuindo assim para que a nossa comunidade possa tomar conhecimento da história deste movimento artístico e cultural tão importante para os janduienses. O Teatro de Rua leva alegria e também aborda os nossos problemas sociais, sendo uma expressão de nosso povo.


WALLACE RODRIGO (GRADUANDO DE HISTÓRIA PELA UERN)

Nenhum comentário: