MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O dia da bíblia 11 de Dezembro



As pessoas inventam datas para todas as ocasiões, estão presas ao tempo sem nem mesmo perceberem, as datas são importantes no mundo ocidental, todo mundo lembra alguma data tida como especial. O dia da bíblia passou-se despercebido, a mídia não divulgou os jornais e revistas não publicaram artigos, estamos vivendo com a indiferença á esse livro que se sobressai durantes milênios como a maior fonte historia acessível da humanidade. Fico me perguntando o porquê desse desinteresse? Será os escândalos que os ditos seguidores da bíblia tem feito de maneira estupida estampadas nas manchetes dos jornais, ou sem pudor algum nos programas de televisão, a acomodação da igreja em pregar um evangelho que não mais satisfaz as âncias humanas? Confesso que não sei dar as respostas, mas pode ser esses fatores acima citados que desencadearam a crise da pós-modernidade cristã. As pessoas não estão mais interessadas pela bíblia isso é um fato comprovado, embora contraditórios em suas estatísticas em relação a publicação de bíblias nesses últimos tempos, nunca a bíblia foi tão acessível como agora, e nunca foi tão fácil possuir uma bíblia, mas contudo possuir uma bíblia não se traduz em ler e entende-la. Parafraseando uma locução do Pastor Napoleão falcão “Hoje temos carregadores de bíblias e esquentadores de bancos de igreja”. Falcão foi curto e grosso ao denunciar essa realidade da cristandade evangélica nacional, o mundo está tão afastado de Deus que nem tem tempo de ler á bíblia, quando leem são em ocasião do culto na leitura oficial, as escolas bíblicas dominicais apenas 30% dos crentes ou menos em algumas igrejas nem escola dominical existe. É triste constatar que esses dados nos levam para um evangelho fraco e morto, como aconteceu em Esmirna (Ap 2.8 ), Tiatira (Ap 2.18) e Laodicéia (Ap 3.14), o mundo tem a bíblia mas a vive, a igreja tem a bíblia mas não a prática como ela manda assim diz o Apóstolo Paulo:
 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (2 Timóteo 4:3)
Hoje se tem doutores para tudo, as faculdades teológicas lanças aos milhares anualmente, e outros se declaram a si mesmos doutores, apóstolos e mestres, mas veja o que o Presbítero Tiago nos diz:
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” (Tiago 3:1)
Esses doutores e supostos apóstolos terão um peso maior de juízo sobre si, mas a fama, a contaminação material vindas do capitalismo lhes cegaram os olhos e a própria consciência de suas responsabilidades. Paulo mais uma vez lança criticas aos mestres e doutores, e Pedro reforça essas criticas, Nicodemos com tanto conhecimento da torá não entendia o que Jesus falava suas faculdades humanas não conseguia discernir a revelação de Jesus.
“Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.” (1 Timóteo 1:7)
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (2 Pedro 2:1)
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (João 3:10)

Esses doutores estão fazendo com que a bíblia esteja esquecida e empoeirada na casa das pessoas, somos até piores que nossos progenitores católicos, eles não leem á bíblia porque não foram ensinados a lerem, não a entendem porque estão afixados em inúmeras tradições que se lhes acomodaram durante séculos. Mas nós evangélicos não temos as desculpas das tradições e sim o nosso desleixo em valorizar a palavra de Deus. Dia da bíblia deveria ser não uma vez por ano, como os fixadores de datas querem, mas os 365 dias do ano, o dia da bíblia é quando pegamo-la pra lermos, pra evangelizar e para pregar a palavra e não apenas uma mera data no calendário capitalista pós-moderno e ocidental. As pessoas tem a bíblia nas mãos e não a compreendem por que são mau ensinadas, são analfabetas bíblicas, sabem ler mas não conseguem compreender a mínima doutrina que ela ensina, Lutero deu a bíblia aos germânicos, João Ferreira de Almeida aos do mundo português, mas 80% dos protestantes e 98% dos católicos nem leem a bíblia e nem conhece seus ensinamentos, escutam mas não compreendem. É de ficar preocupado ás estatísticas são reais, por isso que  muitas pessoas vão para a igreja não mais para buscarem a Deus, mas as curas, a prosperidade e ao materialismo, esquecendo da verdadeira adoração que a bíblia exige a pessoa de Deus. Por isso estão cheios por ai de Santiagos, Macedos, Malafaias, dentre outros que exploram a fé dos culpados por ninguém que tem a bíblia nas mãos pode ser considerado inocente, com exceção ao analfabeto mesmo, mas ele pode ouvir bem a palavra, tem tantas narrativas em áudio disponíveis que não tem mais desculpas. Cuidado quem deixa a bíblia de lado e ouve mais aqueles que se apropriam dela se deixa enveredar por caminhos tortuosos que parecem vida, mas o final é morte. São tantas as biblias de estudos que nem mais se pode dizer que não entendem.
                                                                                                            Por ELSON CASSIANO

Nenhum comentário: