MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A fidelidade de Deus na vida de Abraão




Texto: 11.8-12
Introdução:
 A história de Abraão na bíblia sagrada é uma história de fé e de coragem por parte de Abraão, o antigo testamento descreve-o como um homem de fé por excelência, (Gn15.6) ele creu no Senhor e isso foi imputado para justiça.
1). Como a bíblia descreve a pessoa de Abraão.
a) Pai de todos aqueles que creem (Rm 4.1) Abraão é um exemplo para todos os que creem em Deus e deve ser imitado.
b) Um homem de fé (Gn 12.1) a fé foi que permitiu a Abraão vencer certos obstáculos que da perspectiva humana eram intransponíveis.
c) Um homem obediente ( Hb 11.8) Abraão Obedeceu e partiu sem saber para onde ia deixando pra trás o conhecido, o familiar para ser conduzido para onde Deus queria.
 2). A natureza da fé de Abraão
a) A fé de Abraão se expressou de forma simples, mas bela (Hb 11.8) Abraão é controlado por Deus e pela promessa divina. Isso significa fé. (Hb 13.13)
b) Habitou na terra prometida sem saber (Hb 11.9) como peregrino, pois compreendia que era passageiro a gloria desse mundo. Era herdeiro de uma promessa maior.
c) Abraão sabia que a vontade de Deus para seu povo transcendia a segurança e a prosperidade, numa propriedade terrena. (Hb 11.10)
d) Ele esperava uma cidade celestial, a nova Canaã, não tinha fundamentos neste mundo, mas cujo fundamento, construtor e arquiteto era o próprio Deus. (Hb 11.10)

e) Nossa esperança futura é morar nessa cidade, nessa pátria celestial (Hb 11.10) essa esperança no invisível motivava Abraão a seguir em frente, pois sabia que era certa sua recompensa.
3) Abraão é um exemplo da fé verdadeira.
a) Abraão colocou sua confiança na fidelidade de Deus. (Hb 11.11,12) essa confiança fez com que Abraão e Sara realizasse algo que era humanamente impossível serem pais.
b) O resultado dessa fé foi que descenderam deles uma grande multidão.
c) Essa abundancia de descendentes era o cumprimento das promessas de Deus na vida deles.
d) Deus foi fiel as suas promessas e foi mediante a fé demonstrada por Abraão e Sara que o casal experimentou a fidelidade de Deus. (Hb 4.1)
Por Elson Cassiano
Históriador/UERN


Nenhum comentário: