MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2009

O êxodo Hebreu como realmente aconteceu!!!

A data do Êxodo
Que Israel abandonasse a escravidão durante a última metade do segundo milênio a.C. é algo que está sujeito sem dúvidas e discussões. Muito poucos eruditos poderiam datar o Êxodo além de uma duração de tempo de dois séculos e meio (1450-1200). Dado que não há referências ou incidentes no livro do Êxodo que possam ser definitivamente relacionados com a história do Egito, poder datar o momento demanda ulteriores pesquisas.
A respeito de uma data mais específica da era mosaica, duas classes de evidências podem garantir uma cuidadosa investigação e minucioso exame: a arqueologia e a bíblica. Até agora, nenhuma tem proporcionado uma conveniente resposta que obtenha o apoio dos eruditos do Antigo Testamento.
A queda de Jericó, que aconteceu dentro do meio século seguinte ao Êxodo, está ainda sujeita a uma datação arqueológica que se balanceia entre aproximadamente dois séculos (1400-1200).
As recentes escavações confirmaram antigos achados e conclusões para seu re-exame.
Garstang, quem escavou Jericó (1930-36), arrazoou que a invasão de Josué está melhor datada por volta de 1400ac . Miss Kathleen Kenyon mantém que os achados sobre os quais estavam baseadas estas conclusões procedem da primitiva Idade do Bronze (terceiro milênio), e que virtualmente não resta nada dos séculos durante os quais se datam a ocupação israelita (1500-1200). Em conseqüência, ela afirma que sua recente escavação (1952-56) não brinda luz alguma sobre a destruição de Jericó. Enquanto que Garstang datou a última cerâmica
procedente da Idade do Bronze não mais tarde de 1385 a.C., Kenyon prefere uma data mais tardia (1350-1325 a.C.) . já que isto representa a ocupação da Idade do Bronze, ela data a destruição de Jericó pelos israelitas no terceiro quarto do século XIV . Albright, Vincent e Vaux, e Rowley estão a favor da última metade do século XIII para a queda de Jericó sob Josué . Os exames da superfície da cerâmica na Arábia e na Transjordânia, indicam que os reinos moabitas, amonitas e edomitas não foram estabelecidos até o século XIII . Tudo isto não tem sido confirmado pelas extensas escavações, pelo que essa cerâmica que corresponde a essa zona ainda pode estar sujeita a posteriores reajustes cronológicos . Comparativamente se conhece pouco a respeito das condições de vida do povo a quem os israelitas acharam em seu caminho rumo o Canaã. Embora Glueck não achou evidência de habitantes na Transjordânia para o período anterior ao século XIII, é possível que esse povo estivesse vivendo em cidades feitas com tendas, mas cujo caso, naturalmente, não restariam ruínas . Tampouco tem a identificação de Píton e Ramsés uma resposta conclusiva para evidenciar a data da partida de Israel do Egito . Essas cidades poderiam ter sido construídas pelos israelitas, porém construídas novamente, e assim terem recebido novos nomes por Ramsés durante seu reinado. Em conseqüência, a evidência arqueológica, que de momento está sujeita a várias interpretações, não oferece uma prova conclusiva para a precisa datação cronológica do Êxodo.
Os informes bíblicos provêm dados limitados para o estabelecimento de uma data definitiva para a época da escravidão de Israel. Somente uma referência cronológica, especificamente, liga a era salomônica — que tem datas bem estabelecidas— com o Êxodo. A suposição de que os 480 anos anotados em 1 Rs 6.1 provêm uma base para a datação exata, proporciona uma data para o Êxodo, aproximadamente no 1450 a.C. embora outras referências e o relato de outros acontecimentos apontem a uma longa era entre a entrega do Egito e a era do reinado de Israel, nenhuma das passagens bíblicas implicam a garantia de uma datação precisa.
Mais numerosas são as anotações bíblicas que aproximam o período que precedeu o Êxodo. Apesar de que os problemas de interpretação estejam ainda sem resolver-se, tudo conduz à impressão de que os israelitas passaram vários séculos no Egito . As referências genealógicas podem sugerir um período comparativamente curto de tempo entre José e Moisés; porém o uso de uma genealogia como base para uma aproximadamente de tempo está ainda sujeito a discussão . As genealogias com freqüência têm amplas lagoas que as fazem inutilizáveis para a fixação de uma cronologia . O crescimento dos israelitas desde setenta até uma grande multidão, que ameaçava a ordem egípcia, favorece igualmente o lapso de séculos para a residência de Israel na terra do Nilo.
As considerações bíblicas indicam cronologias mais extensas antes e depois do Êxodo. Sobre esta base, é razoável considerar 1450 como uma data apropriada para o Êxodo e permite a migração de Jacó e seus filhos na era dos ossos e de sua supremacia no Egito.

A rota para o monte Sinai
A viagem de Israel para o Canaã por via da península do Sinai foi divinamente ordenada.
Não havia dúvida do caminho direto —um caminho em bom uso utilizado para propósitos comerciais e militares— e que os deveria levar a terra prometida numa quinzena. Para uma desorganizada multidão de escravos liberados, o desvio sinaítico não só tinha uma vantagem militar, senão que também os provia de tempo e oportunidade para sua organização.
O incrementado conhecimento arqueológico e topográfico tem dissipado as antigas disputas a respeito da historicidade [1] deste caminhar rumo ao sul, inclusive apesar de que algumas identificações geográficas sejam ainda incertas. A imprecisa significação de nomes de lugares tais como Sucote, Etã, Pi-Hairote, Baal-Zefom e Migdol, dá margem a diversas teorias que concernem à rota exata [2]. Os Lagos Amargos podem ter estado relacionado com o Golfo de Suez, pelo que este canal lamacento poderia ser "mar das Canas" (Yam Suph) [3]. É muito provável que os egípcios tivessem uma linha de fortificações mais ou menos parecidas com o Canal de Suez para protegê-los dos invasores asiáticos.
O ponto exato da passagem das águas por Israel é de importância secundária, pólo fato que esta massa de água, além de ter afogado os egípcios perseguidores, subministrou uma infranqueável barreira entre os israelitas e a terra do Egito. Um forte vento do leste abre as águas para a passagem das gentes de Israel. Embora isto possa ter similar em algum fenômeno natural [4], o elemento tempo claramente indica uma intervenção sobrenatural realizada em seu favor (Êx 14.21). A proteção divina foi aparente também quando a coluna em forma de nuvem os ocultou dos egípcios e evitou que estes os atacassem antes que as águas se abrissem. Após esta triunfal libertação, Israel tinha razão para dar graça a Deus (Êx 15).
Uma jornada de três dias através do deserto de Sur levou Israel a Mara onde as águas amargas se converteram em águas doces. Avançando rumo ao sul, os evadidos acamparam no Elim, onde desfrutaram da comodidade de doze mananciais de água e de setenta palmeiras. No deserto de Sim, Deus miraculosamente os proveu de maná, que lhes serviu de alimento diário até que entraram no Canaã. As codornas também foram subministradas em abundância quando os israelitas tiveram necessidade de carne. Em Refidim aconteceram ter coisas significativas: a água que brota da rocha quando Moisés a toca com sua vara, Amaleque foi rejeitado pelo exército israelita sob o mando de Josué enquanto Moisés orava, e Moisés delegando seus deveres de administração aos anciãos, de acordo com o conselho de Jetro [5].
Em menos de três meses, os israelitas chegaram ao Monte Sinai (Horebe). Ali permaneceram acampados por aproximadamente um ano.








Samuel J. Schultz
 





[1] Albright ressalta que o egiptólogo Alan Gardiner, que rejeitou a historicidade da rota do Êxodo, retirou suas objeções em 1953. ver "From Stone Age to Christianity", p. 1.
[2] Sucote significa "tabernáculos", e é usada mais de uma vez como nome de um lugar. Etã se refere a "muros", Pi-Hairote significa "casa das marismas" (terreno baixo e alagadiço nas beiras do mar ou dos rios); Migdol quer diser "fortaleza". Ver L. H. Grollenberg "Atlas of the Bible" (Nova Iorque: Nelson & ES, 1956), p. 48.
[3] M. F. Unger, "Archaeology and Old Testament", pp. 137-138.
[4] Como referência a subseqüentes observações de sucessos similares, ver Free, cit., pp. 100-101.
[5] Ver Êx 17-18.

Um comentário:

Unknown disse...

Sugiro que assista o documentário O ÊXODO DECODIFICADO como fonte complementar de informações.