MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tiradentes a construção de um herói nacional


O que foi a inconfidência mineira? Foi um movimento que se pretendia realizar na capitania de minas gerais entre 1788 a 1789, sua ideia principal era libertar Minas gerais do domínio português, como era um movimento elitista se é que podemos defini-lo como movimento, pois como podemos chama-lo de movimento alguma coisa que nunca saiu do papel apesar do envolvimento de mais de 100 pessoas da elite e uns poucos condenados, como foi no caso Tiradentes. Ao contrario do que muita gente pensa, ao qual se passa nas pinturas de Pedro Américo, Tiradentes era o protagonista mais instruído da inconfidência mineira, possuía propriedades rurais, escravos e minas de ouro e outros bens, essa imagem de pobre, feio, de Cristo, foi trazido pelo movimento republicano, do qual se queria um personagem ao qual o povo se identificasse e lutasse pela liberdade do Brasil. A desconstrução de Tiradentes irá dispor de uma amplitude historiográfica baseada na nova historia francesa, em um novo recorte da historia das mentalidades e da micro historia, em contraste a historia Rankiana e positivista vinculada a imagem de Tiradentes. Contudo devemos ver o ato de Tiradentes como heroico não no sentido geral a qual se encontra nas páginas da historia oficial e nos livros didáticos, mas no sentido de coragem para assumir seus ideais sem desfalecer perante seus inimigos. Na verdade Tiradentes nunca lutou pela liberdade do Brasil nem por ideais republicanos e nem tampouco pelo fim da escravidão, pois ele mesmo era escravocrata.
A inconfidência mineira não passou de uma simples conspiração diferente dos demais movimentos de libertação ocorridos no Brasil colônia, além de ser de origem aristocrática não contava com apoio das massas como ocorreu na balaiada e na guerra dos farrapos ao qual contou com apoio das massas. Devemos ter cautela ao vincular a imagem de Tiradentes ao heroísmo extremo, pois como se deve observa r na documentação oficial e nos autos do processo dos inconfidentes que muita coisa ainda existe para ser revelada ao povo brasileiro. Bons trabalhos vêm sendo elaborados nessa área, Monografias, teses e livros já estão sendo disponibilizado ao publico em geral, com tanta informação e uma produção acadêmica eficaz cabe a nós apenas nos deleitarmos e ensinar aos nossos alunos a historia como realmente ela aconteceu.

Um comentário:

Wilsius Norte disse...

Boa tarde meu caro. Belo texto, expressivo e crítico, bem ponderado e pontuado em idéias e construção. De fato, tocou-me, principalmente pela construção e desconstrução do ideal do herói, produto nacional- seria Tiradentes o nosso Rambo?! - que por não entrar em movimento necessita-se de movimento, social, já que o ideológico esteve sempre cativo a pequenas mentalidades. Um ótimo texto!