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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CAPITULO 2 A abolição do tráfico


·         Na época da independência mais da metade da população brasileira era escrava.
·         A maior parte da população escrava se encontrava nas lavouras de cana-de-açúcar no nordeste. 
·         Nota-se que, a exploração do trabalho escravo era intensa em todos os aspectos, mesmo quem não era da elite economizada para comprar um escravo e viver da exploração de seu trabalho.
·         A lei de 1831 proibiu o trafico de escravos no Brasil.
·         Pressões internacionais inglesas culminaram na lei que proibia o trafego, mas não impedia o contrabando de escravos.
·         Posição inglesa contra a escravidão perseguindo os navios negreiros.
·         Frequentes discursos de oposição as politicas inglesas do fim do trafico negreiro, se acha nos intelectuais embora contrários a escravidão se beneficiassem com ela.
·         Acusavam os ingleses de roubo e de usarem os negros capturados em suas colônias africanas.
Dependência econômica:
·         O Brasil era totalmente dependente economicamente da Inglaterra desde 1808 com a vinda da família real portuguesa para o Brasil.
·         Tratados comerciais entre Portugal e Inglaterra davam aos ingleses privilégios comerciais.
·         O Brasil precisou da Inglaterra para reconhecer sua independência.
·         Em 1826 a Inglaterra impõe ao Brasil a abolição do trafico.
·         O tiro saiu pela culatra, declarava livre o escravo a partir de 1826, mas não se proibiu que aumentasse o numero de escravos.
·         O interesse da burguesia com seu poder conseguia barrar as pressões externas e internas.

Contrabando:
·         Táticas de burlar as fiscalizações e continuar o trafico negreiro com apoio popular.
·         Uma sociedade controlada por poucos poderosos controlavam as politicas e as leis.
·         Havia impunidades e conivências das autoridades.
·         Tudo contribua para o contrabando continuar.
·         Rivalidades politicas eram constantes na luta pelo poder.
·         A lei de 1831 foi ineficaz, mas serviu para desmoralizar a escravidão.
·         15 anos se passaram sem que as medidas de repreensão inglesa surgissem efeito.
·         O antagonismo cresceu, pois os traficantes eram hábeis manipuladores da opinião publica.
·         As pressões do governo inglês intensificam entre 1849 e 1851 barraram nada menos que 90 embarcações suspeitas de trafico.
·         O Brasil entra na guerra platina em 1849 e precisava do apoio milita inglês.
Lei Eusébio de Queiroz 1850:
·         A nova lei com punições mais severas para os contrabandistas.
·         O trafico foi considerado pirataria e passou a ser punida.
·         Com essas medidas diminuísse o contrabando, mas não consegue cessar o trafico.
·         O trafico continuar até 1853-1856.
·         A lei de 1850 em longo prazo surgiu efeito mais do que a de 1831, cessando completamente o trafico negreiro.
ELSON CASSIANO SOBRINHO

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