· Na época da independência mais da metade da população brasileira era escrava.
· A maior parte da população escrava se encontrava nas lavouras de cana-de-açúcar no nordeste.
· Nota-se que, a exploração do trabalho escravo era intensa em todos os aspectos, mesmo quem não era da elite economizada para comprar um escravo e viver da exploração de seu trabalho.
· A lei de 1831 proibiu o trafico de escravos no Brasil.
· Pressões internacionais inglesas culminaram na lei que proibia o trafego, mas não impedia o contrabando de escravos.
· Posição inglesa contra a escravidão perseguindo os navios negreiros.
· Frequentes discursos de oposição as politicas inglesas do fim do trafico negreiro, se acha nos intelectuais embora contrários a escravidão se beneficiassem com ela.
· Acusavam os ingleses de roubo e de usarem os negros capturados em suas colônias africanas.
Dependência econômica:
· O Brasil era totalmente dependente economicamente da Inglaterra desde 1808 com a vinda da família real portuguesa para o Brasil.
· Tratados comerciais entre Portugal e Inglaterra davam aos ingleses privilégios comerciais.
· O Brasil precisou da Inglaterra para reconhecer sua independência.
· Em 1826 a Inglaterra impõe ao Brasil a abolição do trafico.
· O tiro saiu pela culatra, declarava livre o escravo a partir de 1826, mas não se proibiu que aumentasse o numero de escravos.
· O interesse da burguesia com seu poder conseguia barrar as pressões externas e internas.
Contrabando:
· Táticas de burlar as fiscalizações e continuar o trafico negreiro com apoio popular.
· Uma sociedade controlada por poucos poderosos controlavam as politicas e as leis.
· Havia impunidades e conivências das autoridades.
· Tudo contribua para o contrabando continuar.
· Rivalidades politicas eram constantes na luta pelo poder.
· A lei de 1831 foi ineficaz, mas serviu para desmoralizar a escravidão.
· 15 anos se passaram sem que as medidas de repreensão inglesa surgissem efeito.
· O antagonismo cresceu, pois os traficantes eram hábeis manipuladores da opinião publica.
· As pressões do governo inglês intensificam entre 1849 e 1851 barraram nada menos que 90 embarcações suspeitas de trafico.
· O Brasil entra na guerra platina em 1849 e precisava do apoio milita inglês.
Lei Eusébio de Queiroz 1850:
· A nova lei com punições mais severas para os contrabandistas.
· O trafico foi considerado pirataria e passou a ser punida.
· Com essas medidas diminuísse o contrabando, mas não consegue cessar o trafico.
· O trafico continuar até 1853-1856.
· A lei de 1850 em longo prazo surgiu efeito mais do que a de 1831, cessando completamente o trafico negreiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário