MENU @

mensagem

Banner 3

banner

Seguidores

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha: A revolução dos bichos George Orwell



Sobre a biografia do autor da obra, as informações que temos disponível é que George Orwell é pseudônimo de Eric Arthur Blair, que nasceu em 1903, em Bengala na Índia, filho de um funcionário britânico e uma francesa.
Eric Arthur Blair em sua trajetória socialista vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. Lutando na Espanha 1938 narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro.
George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. Entre outras obras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946).
Sobre a obra podemos dizer que a história se passa numa granja, onde os animais são oprimidos e sofrem maus tratos pelo dono do rancho e a partir dai passaram a pensar em realizar uma revolução com a liderança dos porcos. Orwell nos mostra através dessa sátira os elementos que desencadeia uma revolução.
No inicio do primeiro capitulo podemos observar que o major, um porco idoso conta seu sonho, em que todos os animais viviam sem sofrer e sem opressão causada pelos seres humanos, todos eles trabalharia e teria todos os direitos e deveres iguais, mas para que isso acontecesse era necessário tirar a liderança das mãos dos homens e pô-la nas mãos dos animais. Após a morte do major porco, outros dois porcos passaram a liderar e alimentar os sonhos e desejos dos animais, de deflagrar a revolução.
Os animais se organizaram e conseguiram afugentar o proprietário do rancho, que por diversas vezes tentou retomar sua posição, porém, sem êxito, chegando a desistir do intento.
A sátira de Orwell nos mostra o ambiente da Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática.
A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
Observando o ambiente do rancho (Rússia) e o descontentamento dos bichos (Operários) com a liderança opressora do proprietário (Czar Nicolau II). Os bichos se assombram com a magnitude do luxo e do conforto em que viviam os humanos do rancho e passaram a rejeitar e até proibir os meios de ganhar riquezas pela facilidade.
Na dianteira da revolução os porcos assumem a liderança, dizendo-se os mais preparados e inteligentes para comandarem o movimento e começaram a dividir as tarefas, delegar os deveres e criar as leis e até um hino com o tema da revolução “Bichos ingleses e irlandeses, bichos de todas as partes! Eis a mensagem de esperança no futuro que virá”.
O resultado foi à definição dos papeis que rapidamente distribuídos entre os revolucionários, uns nem em si mesmo pensavam, já outros gostam mais dos trabalhos pesados, e outros são fieis aos princípios da revolução.
No começo os bichos sentiram dificuldades em adentrar no mundo dos humanos, mas, entretanto, em pouco tempo conseguiram se adaptar as tarefas humanas. A vida seguia seu rumo, os porcos administravam e com rigor colocava todos os demais bichos no prumo, através dos sete mandamentos dos bichos. Não demorou muito para surgir às divergências entres os dois porcos que administravam o rancho, Bola de Neve (Leon Trótski) e Napoleão (Josef Stalin). Não demorou muito para que o porco Napoleão conseguisse se livrar do opositor o porco Bola de Neve e justificar seu sumiço alegando que ele traiu a causa dos bichos (Revolução) e que agora estava trabalhando para os inimigos (Homens).
As mudanças começaram lentamente no rancho dos bichos, entretanto sem que a maioria dos bichos conseguisse notar. As antigas leis igualitárias foram substituídas por outras leis, que pelo fato deles não saberem ler não conseguiriam notar como novas. Os letrados eram ludibriados com falsas desculpas, pois sua lealdade e crença os impediam de enxergar o que era obvio. Pouco a pouco ás ideias revolucionárias foram substituídas por leis que apenas favoreciam aos porcos, essas leis faziam com que os outros trabalhassem mais e ganhasse menos comida, e quem discordasse era duramente punidos até mesmo com a morte. É notório o interesse da classe opressora em querer que os oprimidos fiquem na ignorância, incapacitado para tomarem suas próprias decisões. Sabemos que quanto mais educada for uma sociedade mais poder de decisão ela tem e isso não é visto com bons olhos pelos governos. É mais fácil manter uma população sem informação controlada, pois assim ela é facilmente manipulada.
O que é interessante é que os porcos que outrora condenavam a vida de luxo agora fazia parte do dia-dia dos porcos, não havia mais quaisquer resquícios dos ideais revolucionários e sua ideologia que outrora fizera sonhar com uma vida melhor para o operariado. O que se pode ver é que agora eles estavam em piores condições do que antes quando eram governados pelos humanos, o que diferenciava era a maquiagem da revolução que muitos bichos ainda defendiam sua manutenção, esperando dias melhores.
O livro chegou ao fim e notamos a interação entre os seres humanos e os porcos, essa associação visava apenas o lucro, ideia essa que era condenada no inicio da revolução. Os bichos olhavam atentamente da janela os festejos dos porcos com os humanos, e eles já não se conseguia mais diferenciar entre porcos e humanos, tamanha era sua interação egoísta.
George Orwell era um ferrenho do regime de Stalin escreveu essa obra em 1945, que denuncia a hipocrisia e a ineficácia dos regimes ditos igualitários. A revolução dos bichos não pode ser publicada por um longo período devido às alianças da Rússia com a Inglaterra e os Estados Unidos.
A revolução dos bichos é uma analogia dos regimes ditos igualitários e do que resultam. é obvio que é um nítido ataque a Stalin, mas também pode ser utilizado como uma critica aos regimes que por interesse pessoal suplantam o idealismo. A revolução dos bichos é uma obra atual, pois, ideias revolucionárias de libertação surgem a cada época. Essas ideias tem que serem apropriadas devidamente senão correm o risco de se tornarem agentes dominadores e manipuladores das massas, como ocorreram no rancho dos bichos onde os porcos dominaram e manipularam os demais animais e depois subjugaram ferozmente.
                                                                                                                            Por Elson Cassiano 

REFERÊNCIA
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos, Editora: Companhia das Letras São Paulo, 2003.

Nenhum comentário: